Morre aos 73 anos padre Ernando Teixeira, vítima de complicações da Covid

*Matéria gentilmente enviada pelo professor Tadeu Patrício

Padre ErnandoLuiz Teixeirade Carvalho, faleceu em João Pessoa, no Hospital da Unimed, às 16h de sexta-feira, 8, vítima da Covid-19, depois de passar mais de um mês internado.Um amigo incondicional que deixará saudades em nossos corações.

Durante seu ministério na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Cabedelo- PB.

“Obrigado por toda orientação religiosa e cultural durante o seu tempo de padre substituto em Cabedelo, contribuiu com o nosso teatro comunitário, o espetáculo da Paixão de Cristo de Cabedelo, encenado pelo GTAAB –Grupo de Teatro Amador Padre Alfredo Barbosa, época que era realizada na matriz Sagrado Coração de Jesus(1978-1985) e no Colégio Imaculada Conceição(1986-1990), ocasião em que o nosso patrono Padre Alfredo Barbosa estava hospitalizado em São Paulo,Capital para tratamento médico, quando amputou o pé em razão da diabetes.”

Sua ligação com Cabedelo

Em Cabedelo, padre ErnandoTeixeira construiu muitas amizades e deixou na cidade portuária. No pátio interno do Teatro Santa Catarina construiu um mural conjuntamente o artista plástico e professor Sérgio Brito representado por duas máscaras, simbolizando a tragédia e a comédia do teatro, uma obra de arte, marco da história da construção do Teatro Santa Catarina.

Natural de João Pessoa, nasceu em 18 de junho de 1947. Filho de Antônio Teixeira Filho e Maria do Carmo Santos Teixeira, era Sobrinho do Cônego Alfredo Barbosados Santos (Padre Alfredo).

Foi Ordenado em 02 de fevereiro de 1975, depois de estudar no Seminário Regional de Nordeste, em Recife, na Pontifícia Universidade Lateranense, Roma –Itália.

Cursou Psicologia na Pontifícia Universidade Salesianae na Faculdade de Ciências da Educação –Roma – Itália. Bacharelado em Ciências da Educação, entre outros cursos.

Com Doutorado em Teologia, Pontifícia Universidade Gregoriana –Roma, ele se destacou, também, como diretor do Centro Cultural São Francisco por quase duas décadas.Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano (IHGP). Ele ocupava a cadeira 36 no IHGP, que tinha assumido em16 de abril de 2010.Tem livros publicados sobre a vida e a obra de Padre Ibiapina, missionário que viveu no século XIX no Nordeste e, de modo especial, edificando parte de sua na Paraíba.

Foi por intermédio e orientação do padre Ernando Teixeira quando diretor do Centro Cultural de São Francisco, que a Associação Artístico-Cultural de Cabedelo –AACC em 1991, na época era presidente o agente cultural Janilson Melo Feitosa, que e nossa entidade cultural foi nomeada como Instituidora Guardiãdo Patrimônio Histórico da Fortaleza de Santa Catarina, com o apoio do IPHAN –Instituto do Patrimônio Histórico, Superintendente José Palhano Martins Ribeiro e o Governo do Estado da Paraíba, Dr. Tarcísio de Miranda Burity, através do Secretário de Administração e Planejamento Dr. Luiz Carlos Burity.

FORMAÇÃO PROFISSIONAL:

1.Curso de Filosofia Seminário Regional do Nordeste, Recife -Pernambuco –1967Pontifícia Universidade Lateranense, Roma -Itália.Curso Monográfico de Filosofia Contemporânea –1970.2.Curso de Teologia Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma –Itália.Bacharelado em Teologia –1969Mestrado em Teologia –1971Doutorado em Teologia –1994.3.Curso de Psicologia Pontifícia Universidade Salesiana, Faculdade de Ciências da Educação -Roma –Itália. Bacharelado em Ciências da Educação –1982Diploma de Qualificação Profissional em Psicologia –1982Mestrado em Ciências da Educação (Psicologia) –1982.4.Bens Culturais da Igreja Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma –Itália.Curso de Especialização sobre Bens Culturais da Igreja –1992.

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL:

1.ESCOLA NORMAL ESTADUAL “ANÍSIO PEREIRA BORGES”SANTA RITA /PBProfessor de Psicologia Educacional, no período de setembro de 1971 a setembro de 1976.

2.UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA – Guarabira /PB. Professor de Psicologia Educacional no período 01.03.1972 a 30.07.1974.3.

CENTRO CULTURAL DE SÃO FRANCISCO – João Pessoa- PB, onde atuou como Diretor Executivo pelo período de março de 1990 a março de 2006.

PARTICIPAÇÃO EM COMISSÕES E ENCONTROS:

Congresso Patrimônio e Cidadania – Prefeitura Municipal de São Paulo, São Paulo –SP, 1993;

Encontro Nacional de Arte Sacra – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil -CNBB, Belo Horizonte –MG, 2001;

Comissão Especial do Programa Monumenta – Ministério da Cultura/BID, Brasília –DF, 2001.

TRABALHOS ESCRITOS E PUBLICAÇÕES (Livros)

1.O Menor Delinqüente e a Ideologia da Reeducação;

2.Dissertação do Mestrado em Ciências da Educação (Psicologia), Universidade Pontifícia;

3.Salesiana -Faculdade de Ciências da Educação –Roma, Itália -1982;

4.Convento de Santo Antônio na Paraíba: de convento a Centro Cultural;

5.Monografia do Curso de Especialização sobre Bens Culturais da Igreja, Pontifícia;

6.Universidade Gregoriana –Roma, Itália –1992.7.Para Louvor do Altíssimo: um estudo histórico-artístico e uma interpretação teológico-espiritual do Convento Franciscano de Santo Antônio na Paraíba (Brasil, Séc. XVI-XVIII);

8.Tese do Doutorado em Teologia, Pontifícia Universidade Gregoriana –Roma, Itália -1994;

9.O Galo do Convento, galo da ressurreição – Jornal O NORTE, João Pessoa, 1993;

10.Igreja de São Bento: onde estão os seus pertences – Jornal O NORTE, João Pessoa, 1996;

11. São Frei Pedro Gonçalves –Na velha Cidade Baixa, a fé construiu alturas – Jornal O NORTE, João Pessoa, 1996;

12.São Pedro Gonçalves, ora pro nobis – .Jornal O NORTE, João Pessoa, 2000;

13.Igreja do Bom Sucesso, em Lucena–História e devoção – Jornal O NORTE, João Pessoa, 2000;

14.São Pedro Gonçalves e a revolta das ossadas – Jornal O NORTE, João Pessoa, 2001;

15.São Francisco ameaçado – Jornal O NORTE, João Pessoa, 2004;

16.A Missão Ibiapina –A crônica do Século XIX, escrita por colaboradores e amigos do Padre Mestre, atualizada com notas e comentários. Passo Fundo, Berthier, 2008;

17.Ibiapina e seus Beatos – Revista do Instituto Histórico e Geográfico Paraibano –RIHGP, Ano C, nº 41, dezembro, 2010, p. 63-83.26.Revista Eclesiástica Brasileira –REB, fasc. 280, outubro, 2010, p.886-909.27.Imagens da Misericórdia em três igrejas de João Pessoa (Jornal A União, 19 de julho. de 2009);

18.A Quem Interessa Bom Sucesso, uma contribuição para a história do Encapelado de Nossa Senhora do Bom Sucesso no município de Lucena –Paraíba –2011.

Pe. Ernando Teixeira durante palestra na Fortaleza de Santa Cataria, em Cabedelo – PB.

Por ocasião do Ano Cultural do Município de Cabedelo que promoveu o Centenário de nascimento do vigário de Cabedelo, Padre e Cônego Alfredo Barbosa dos Santos(1917 –2017), logoem janeiro de 2017 organizou uma Comissão de Cabedelenses para lhe auxiliar na organização nas palestras, exposições e missas que prestaram homenagens ao saudoso padre Alfredo e logo no primeiro encontro apresentou aos amigosdo tio Padre, assim padre Ernando Teixeira fazia referenciasao padre Alfredo, entregou a comunidade cabedelense um folheto com 32 páginas sobre o nascimento, vida e morte do padre Alfredo que serviu de base para todas as pesquisas feitas pelos estudantes cabedelenses nas atividades de artes:literatura,música, teatro e pintura que foram apresentados naquele ano em evento realizado no Cabedelo Clube com prêmio de 1º, 2º e 3º lugares selecionados.

RECONHECIMENTOS

  • Mérito Cultural –Conselho Estadual de Cultura -2001
  • – Comenda “Cidade Verde” –Câmara Municipal de João Pessoa –Decreto nº022 de 21de setembro de 2005.

*Matéria gentilmente enviada pelo professor Tadeu Patrício.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *