SUBNOTIFICAÇÃO? Secretaria da Saúde de Cabedelo volta a divulgar boletim da covid-19, mas sem dados por bairro

A Secretaria da Saúde de Cabedelo voltou a divulgar nesta sexta-feira o Boletim Diário da Covid-19. Até esta quarta-feira (27), o boletim não estava disponível no site do município sob a alegação de que o mesmo deveria passar por “adequações”.

Subnotificação?

Pelo que a reportagem pôde apurar, as únicas adequações visíveis foi a omissão dos dados referentes ao número de casos por bairro do município, nos boletins emitidos depois do dia 20 de maio. Os boletins só vieram a ser emitidos a partir do dia 27 de maio, porém, omitindo os casos registrados por bairro.

Depois da reportagem sobre a ausência da divulgação do boletim diário, o site oficial voltou a publicar os boletins diários, porém, sem o número de casos confirmados por bairro.

A reportagem ouviu um ex-secretário de saúde de Cabedelo que, no seu ver, a omissão de tais dados caracteriza subnotificação, ou seja, notificar menos do que seria esperado ou devido.

As informações contendo o avanço ou recuo do coronavírus em cada bairro é importante para que os moradores conheçam a realidade da sua comunidade. A omissão destes dados, prejudica a informação.

De acordo com as últimas informações divulgadas referentes a esta quinta-feira, em 24h foram registrados 127 novos casos de coronavírus no município. No total já são 2.021 casos confirmados, 06 óbitos e 290 casos recuperados (dados do dia 28/05).

Mais uma vez, a reportagem tentou manter contato com a secretaria de saúde do município, mas não obteve retorno.

Disponibilizamos espaço e nossos contatos para que a secretaria possa enviar informações:

jornalismosv@hotmail.com / 99563 0870 (whatsapp)

Veja o último boletim divulgado pela secretaria da saúde:

BOLETIM DIÁRIO COVID-19 CABEDELO Quinta-feira 28 de maio de 2020

A Secretaria de Saúde de Cabedelo (Sescab) emitiu, nesta quinta-feira (28) boletim informativo atualizado sobre os casos de Coronavírus na cidade:

Casos Confirmados- 644
Curados – 290
Óbitos – 06

Isolados em Hospital 12
Isolados em domicilio 336

Casos notificados – 2021
Casos descartados – 345

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *