Universidades e entidades oferecem cursos preparatórios para o Enem gratuitos, na Paraíba

UFPB, IFPB, UEPB são instituições de ensino superior que oferecem cursinho em João Pessoa e Campina Grande para pessoas de baixa renda e/ou estudantes de escolas públicas.

Instituições de ensino superior e entidades da Paraíba oferecem cursos preparatórios para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A UFPB, UEPB e o IFPB são instituições de ensino superior que oferecem o serviço em João Pessoa e Campina Grande. Confira:

UFPB

Na UFPB, no campus I em João Pessoa, há o Educa UFPB, que oferece 60 vagas para estudantes de escolas públicas, bolsistas de instituições privadas ou pessoas que não possuem condições financeiras de pagar um curso particular.

As inscrições acontecem até o dia 5 de fevereiro através de um formulário disponível na internet e a partir do dia 29 de janeiro no Centro Acadêmico de Medicina, ao lado do Centro de Ciências Médicas. Depois de inscritos, os candidatos interessados irão fazer uma prova objetiva e em seguida uma entrevista, com os 120 melhores resultados. Mais informações estão disponíveis em no edital.

Coletivo As Bocas Negras

Iniciado em 2019, com 20 alunos, o coletivo As Bocas Negras pretende dar aulas para 40 alunos em 2020. Para isso, o grupo tem buscado aumentar os voluntários na equipe, formada por professores e estudantes da UFPB e IFPB. O curso é oferecido para jovens negros e/ou de baixa renda, e acontece aos sábados, na Escola Cidadã Integral Francisca Ascensão Cunha, bairro dos Bancários.

Além das aulas, o coletivo também oferece acompanhamento de aprendizagem com uma psicóloga. Mais informações para as inscrições de alunos ou voluntários podem ser consultadas na rede social Coletivo As Bocas Negras.

Assembleia Legislativa

A Escola do Legislativo da Paraíba oferece 65 vagas, com prioridade para servidores da Assembleia e respectivos dependentes. As vagas remanescentes serão disputadas na ampla concorrência, sendo 60% para candidatos que concluíram o ensino médio em instituições de ensino da rede pública e 40% para candidatos que concluíram o ensino médio em instituições de ensino da rede privada.

As inscrições ocorrem na sede da escola, no centro de João Pessoa, nos dias 4 a 7 de fevereiro. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, das 13h às 18h00, e aos sábados, das 8h às 12h00, para mais informações é necessário acessar o edital.

IFPB

Em Campina Grande, o Instituto Federal da Paraíba oferece, através de um projeto de extensão, o Enem Social. Em 2019, o curso teve 400 alunos inscritos. O edital está previsto para ser publicado até março.

UEPB

Também em Campina Grande, a Universidade Estadual da Paraíba oferece o Pró-Enem, com 600 vagas. O edital deve ser publicado no início de fevereiro.

Soltando O Verbo com G1PB/Imagem da Internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *