EXCLUSIVO: Ex-secretário de saúde de Cabedelo revela motivos que o levaram a entregar o cargo e diz que vai enfrentar Vitor Hugo nas urnas

O ex-secretário de saúde de Cabedelo, Dr. André Lima, foi entrevistado pelo Soltando O Verbo e fez revelações exclusivas ao jornalista Wellington Costa sobre os motivos que o levaram a entregar o cargo, e seus planos para as próximas eleições.

Dr. André, como é bastante conhecido na cidade portuária começou como secretário adjunto da saúde de Cabedelo, depois assumiu o comando da pasta por duas vezes. Foi diretor do Hospital Padre Alfredo Barbosa (HPAB), é médico do PSF e do próprio HPAB. Profundo conhecedor dos problemas do município, Dr. André mesmo estando sendo considerado um dos melhores secretários da gestão Vitor Hugo pela população e coordenando uma série de projetos para a saúde, decidiu entregar o cargo recentemente e, até o momento, ainda não havia revelado, em detalhes, os reais motivos do seu descontentamento à frente da pasta.

Segundo Dr. André, sua permanência como secretário de saúde estava constrangedor. A forma imposta pelo prefeito Vitor Hugo, o qual não lhe dava nenhuma autonomia, agindo em total desrespeito como profissional, foram a gota d’agua para a sua saída da pasta.

“ Estava constrangedor (…) ser tratado dessa forma sem nenhuma autonomia, o total desrespeito era enorme. Não aguentei. Ele (o prefeito) queria me prender a ele. Não preciso e não quero isto. Então pedi exoneração”, desabafou Dr. André.

O ex-secretário disse ainda que estava decidido a sair da política por se sentir desgostoso e decepcionado diante das práticas da atual gestão, mas teve que tomar uma decisão difícil em decidir permanecer na política porque, segundo ele, o cabedelense precisa ter boas opções  de gestores “devemos oferecer opção  ao povo de votar em  pessoas   serias e verdadeiramente sinceras e comprometidas”, alegou.

Ao ser perguntado sobre sua atuação no município, qual ou quais motivos mais o orgulhava, Dr. André revelou que o começo do novo hospital (antigo Hospital Geral) e a reforma do HPAB haviam sido com ele e que ele pessoalmente havia ido buscar em Brasília, os recursos necessários para a reforma do hospital. “O começo do HPAB foram comigo. Os recursos da reforma eu fui pessoalmente buscar  para o novo hospital”, disse.

Dr. André esteve em 2013 reunido em Brasília com o então Ministro da Saúde Alexandre Padilha. Na época, o então secretário defendeu e implantou o projeto de ampliação do Hospital Municipal Padre Alfredo Barbosa, idealizado por conta do aumento do fluxo de atendimento que, segundo ele, atendia uma demanda muito grande de pessoas, não só de Cabedelo, mas, também de outros municípios.

Maior orgulho

Meu maior orgulho, é ser tratado pelo povo  da melhor  forma possível, isso  me conforta   em meio  a momentos  difíceis  que divido  com meus pacientes e quem precisa de mim.  

Maior tristeza

Ao ser perguntado sobre sua maior tristeza a frente da secretaria da saúde, Dr. André desabafou. Sem citar nomes, porém, deixando subentendido nas entrelinhas, revelou que sua maior decepção é saber como fazer e a burocracia impedir as ações. Ver tanto descaso de dirigentes até por despreparo e ver o desgaste da credibilidade de pessoas sérias impedidas   de agir.

O ex-secretário também revelou que, apesar da sua decepção com a política, não pode nem deve deixar o povo de Cabedelo a mercê de nomes sérios e confiáveis para comandar os destinos da cidade. Isso, segundo ele, lhe move a disputar a prefeitura e enfrentar Vitor Hugo nas próximas eleições, dando ao povo, a opção de escolher pessoas sérias, honestas e verdadeiramente comprometidas com Cabedelo.

André Lima é presidente municipal do PDT e no início do mês oficializou sua pré-candidatura a prefeito de Cabedelo, referendada por diretorianos municipais e da executiva estadual do partido.

Sobre seus planos e projetos, Dr. André quer transformar a cidade. “Reconstruir Cabedelo em todos os aspectos. Na saúde, nós temos que retomar a qualidade do nosso hospital; Na educação, reabrir as creches abandonadas e reformar as escolas, transformando elas em tempo  integral. Essas são algumas de nossas ideias, em apenas dois pontos de uma gestão. Nós vamos fazer uma grande campanha e mostra onde podemos transformar a cidade e fazer melhor ”, explicou Dr.André.

André Lima é médico especialista e cirurgia dermatológica, cidadão cabedelense e médico do município há vários anos. Atuou como médico no Hospital Padre Alfredo Barbosa. Ele é atual presidente do PDT em Cabedelo e já foi secretário adjunto de saúde e também secretário municipal de saúde em duas gestões, além de Diretor do Hospital Pe. Alfredo Barbosa.

Veja na íntegra, a Carta de Exoneração encaminhada ao prefeito Vitor Hugo


Excelentíssimo Senhor Prefeito Vitor Hugo Castelliano,

Venho através desta, de caráter individual e irrevogável, apresentar a Vossa Excelência o pedido de EXONERAÇÃO do Cargo de Secretário Municipal de Saúde do Município.

Gostaria de agradecê-lo pela oportunidade de conduzir a referida Pasta, tão relevante ao Município.

Informo que as razões que me levaram a esta decisão são de ordem pessoal e buscando novos projetos para os Cidadãos Cabedelenses. No entanto, não posso deixar de me furtar ao informar que a falta de autonomia para a condução da Pasta, sem o direito de formar uma equipe técnica, gerir de fato os recursos e demais decisões, além da interferência direta de outras Pastas também pesaram muito para esta decisão.

Agradeço a todos os servidores da Secretaria de Saúde, do mais simples ao mais graduado, por terem me ajudado durante esse período a conduzir esta Pasta. Agradeço a todos que dividiram comigo todas as alegrias, tristezas, rancores, decepções e as muitas conquistas. Agradeço  a  minha família  pelo apoio e compreender minhas ausências e em  especial, agradeço a população que acreditou e confiou em meu trabalho e em minha experiência na área clínica e administrativa, devotando a ela todos os esforços para a melhoria da qualidade de vida e me colocando como amigo em qualquer ensejo ou reivindicação que possa colaborar.

Afasto-me em harmonia e agradecido de ter feito parte de um momento da administração, de cabeça erguida e de voz levantada para assumir outros desafios e missões pessoais, com a certeza da consciência limpa e do dever cumprido, mesmo diante das limitações a mim ofertadas. Se mais não podemos fazer, não foi por falta de tentativas, não nos faltou disposição.

Sem mais, receba minha exoneração e meus agradecimentos.

Que Deus abençoe nossa amada Cabedelo.

Do médico amigo,

André Luiz B. B. de Lima



Do Soltando O Verbo

3 Replies to “EXCLUSIVO: Ex-secretário de saúde de Cabedelo revela motivos que o levaram a entregar o cargo e diz que vai enfrentar Vitor Hugo nas urnas”

  1. É realmente frustrante para um profissional ver suas ideias e planos de melhoria esbarrando na burocracia de uma gestão que, nitidamente, visa seus próprios interesses. Parabéns ao médico que preferiu preservar a sua imagem profissional e pessoal! Cabedelo é uma cidade rica, mas pouco explorada. Tomara que o povo reconheça a seriedade de alguns que desejam pleitear uma vaga na gestão deste município que está deveras sucateado!
    Sucessos, Dr André!

  2. O Dr. André fez muito bem em sair de perto desse prefeito (cidadão duvidoso, esnobe, soberbo e irresponsável).
    Infelizmente quem perde é a cidade de Cabedelo.
    Espero que esse ano de 2020 traga consciência para o nosso povo e possamos escolher vereadores e um prefeito compromissados verdadeiramente em trazer prosperidade para nossa amada cidade.
    Chega de oportunistas e integrantes de organizações criminosas se beneficiando da boa vontade do povo e dos cofres de Cabedelo!!!

    Acredite, acredite, acredite na nossa cidade!
    LUTE COMO UM CABEDELENSE!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *