Cabedelense assume comando da única Companhia de Engenharia Aeromóvel do Exército Brasileiro

O cabedelense Heverton Medeiros de França, assumiu recentemente um dos mais importantes postos de comando do Exército Brasileiro.

Em uma cerimônia bastante prestigiada, o Capitão De França, como é conhecido no meio militar, assumiu o comando na 12ª Companhia de Engenharia de Combate Leve (Aeromóvel), Unidade do Exército Brasileiro com sede em Pindamonhangaba (SP).

De França passou a comandar a única Companhia de Engenharia Aeromóvel do Exército Brasileiro, se tornando o único cabedelense a assumir tão importante posto no Exército Brasileiro.

 Heverton Medeiros de França, oriundo da Academia Militar das Agulhas Negras, sediada em Resende (RJ), assumiu no lugar do major Dan Milli Pereira que esteve à frente da Unidade desde novembro de 2017 e que agora seguirá para curso na Eceme, no Rio de Janeiro.

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades e convidados, dentre elas, o general Helder de Freitas Braga, comandante da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel). A primeira atividade foi a inauguração do retrato do major Dan Milli na galeria dos ex-comandantes da Unidade, seguida de outras formalidades e da troca de mimos entre as esposas dos comandantes substituto (Carola) e substituído (Roberta).

A formatura no pátio da Companhia foi iniciada com apresentação da tropa e oração do Combatente Aeromóvel, seguido de canto do Hino Nacional.

Quem é o cabedelense De França?

Nascido em 18 de março de 1984, na cidade de Cabedelo (PB), Heverton Medeiros de França é filho de Aldemir Ferreira de França e da senhora Helena Medeiros de França.

Incorporou nas fileiras do Exército em 23 de fevereiro de 2002, na escola preparatória de cadetes do exército, sediada em campinas. Foi declarado como Aspirante-a-Oficial da Arma Engenharia em 25 de novembro de 2006, sendo classificado no 7º Batalhão de Engenharia de Combate, sediada em Natal (RN).

Foi nomeado para o curso de Engenharia da AMAN, onde desempenhou a função de Comandante de pelotão de cadetes do 3º ano no biênio 2010/2011.

Após isto, foi classificado na 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, em Jardim – MS, onde exerceu funções de Comandante do Pelotão de Engenharia e Apoio, chefe da SALC e Encarregado do setor de Material nos anos de 2012 a 2014.

Realizou o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais em 2015 e foi classificado no 6º BEC, sediado em Boa Vista (RR), onde exerceu a função de Comandante de companhia de Engenharia de Construção, gerenciando operações de Construção no Quadrado Maldito do CIGS; na BR 401, entre Boa Vista e Bonfim; na construção da ponte semi-Permanente na região da PEF de Estirão do Equador e nos melhoramentos da Pista de Pouso da PEF de Auaris, nos anos de 2016 e 2017.

Foi designado para desempenhar a função de Observador Militar da ONU na Minusca, NA República Centro – Africana, em 2018. Durante o ano de 2019, exerceu a função de Comandante da 1ª Companhia do Curso Básico da AMAN.

Além dos cursos de Formação de Oficiais de Engenharia da AMAN e de Aperfeiçoamento de Oficiais da ESAO, possui os seguintes cursos e estágios:

– Curso Básico Paraquedista no CIpqdt GPB
– Construção Básica no CIGS
– Mestrado em Operações Militares na ESAO
– Preparação de Missão de paz para Oficiais no CCOPAB
– Emprego de minas/ Desminagem na EsIE
– Básico de Combatente de Montanha na AMAN
– Avançado de Combatente de Caatinga no 72º BI MTZ
– Fundamentos Básicos em Prevenção de Terrorismo com Minas Antipessoal e Artefatos Explosivos Improvisados, no Exército da Colômbia
– Básico de formação de Mergulhadores de Combate do Exército Argentino
– Busca e Medidas de Proteção contra Artefatos Explosivos, no Exército Uruguaio
– Mergulhador Autônomo, no CIAMA, Marinha do Brasil
– Demolição Submarina e de superfície, no CIAMA, Marinha do Brasil.

Foi condecorado com as seguintes medalhas:


– Medalha Caxias
– Medalha Marechal Hermes de Bronze com uma
– Medalha de Mérito à confraternidade Militar da Argentina
– Medalha da Minusca
– Medalha Prêmio Conde de Linhares
– Medalha Estrela das Forças Armadas do Equador
– Medalha Francisco José Caldas é Consagração da Colômbia
– Medalha Don Afonso Henrique 2ª Classe de Portugal
– Medalha Libertador General Bernardo O`Higgins do Chile
– Ordem do Mérito Estrela da Carababa da Venezuela
– Ordem Prócer da Liberdade José Miguel Lanza Cavaleiro da Bolívia
– Medalha Acadêmica do exército Peruano
– Medalha 18 de Maio de 1811 3° grau do Uruguai
– Medalha de Honra ao Mérito Acadêmico do Paraguai.

É casado com a senhora Carola Araújo de França.

Do Soltando O Verbo com Portal R3 com crédito das fotos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *