PROCON de Cabedelo se destaca como um dos mais atuantes do Estado

O PROCON de Cabedelo, órgão ligado à prefeitura e que atua com ações em defesa do consumidor, vem ganhando destaque dentre os demais órgãos de outras cidades do Estado.

De acordo com o Coordenador, Francinaldo Oliveira, o objetivo é não só agir em defesa do consumidor, mas deixá-lo cada vez mais consciente dos seus direitos.

Ao longo da sua gestão, Francinaldo Oliveira, juntamente com a sua equipe, vem inovando com ações que já estão sendo copiadas em diversas cidades da Paraíba.

“Realizamos fiscalização contínua em estabelecimentos bancários e comerciais como lojas, clínicas, supermercados, mercadinhos, padarias e recentemente até em moteis; tudo para garantir a segurança e a qualidade dos serviços prestados ao consumidor cabedelense”, destacou Francinaldo.

O Coordenador municipal do PROCON, também enfatizou a realização de projetos que trazem instrução ao consumidor com relação aos seus direitos. Dentre estas ações citou o Projeto Repórter Mirim, em homenagem aos 29 anos do Código de Defesa do Consumidor.

Outro projeto que teve boa recepção foi o Projeto PROCON Ao Vivo, uma série de entrevistas em vídeo no Facebook, abordando diversos temas de interesse do consumidor.

E as ações não param por aí. Teve ainda a implantação de ações de interesse do consumidor, como o Multirão da Energisa, que já está em sua segunda edição, tamanho foi o sucesso.

Nesta segunda edição do Multirão da Energisa, que vai até o dia 20 de setembro, o consumidor não só poderá negociar seus débitos com a concessionária de energia, como também poderá fazer seu cadastro para doar qualquer valor em benefício do hospital Napoleão Laureano.

Projetos futuros

Francinaldo revelou com exclusividade ao Soltando O Verbo, que nos próximos meses irá solicitar ao prefeito a reativação do Posto do Procon, que funciona em uma sala do Mercado Público Municipal. O Posto funcionava das 8h às 17h, de segunda a sábado, contava com funcionários especificamente treinados para orientar os consumidores, no caso de pessoas que não possuiam ou não tinham habilidades com a internet, a oportunidade de abrir e encaminhar procedimentos de reclamações. O Posto está desativado desde a gestão anterior.

Outro projeto que será implantado é a Guarda Metropolitana do Consumidor. Francinaldo explicou que o curso de formação dos guardas já terão início no início do mes de outubro. Os guardas, ao serem acionados, atuarão como fiscais do consumidor. Não terão poder de multar, apenas de orientar, porém, não havendo acordo, farão relatório e encaminharão ao Procon para as medidas cabíveis.
“A Patrulha Metropolitana, será um aliado a mais em defesa do consumidor”, explicou Fancinaldo.

Outra novidade será com relação as audiências. O PROCON elaborou um projeto de Lei que já foi aprovado pelo Legislatico Municipal, para acelerar o processo do PROCON, emitindo decisão na na mesma hora, após a audiência. “A decisão, ao invés de ser agendada, passará a ser dada na mesma hora, ou seja, em não havendo acordo, o consumidor já sai da audiência com toda a documentação pronta para encaminhar à justiça, se assim preferir”, explicou o Coordenador do PROCON.

A sociedade vem se apresentando satisfeita e favorável com as ações do PROCON Municipal. “O reconhecimento da sociedade e os elogios que recebemos constantemente, os quais eu divido com toda a minha equipe do PROCON, é mais que a certeza de que estamos no caminho certo. Apenas agradeço à minha equipe e ao prefeito Vitor Hugo, por acreditar no nosso trabalho”, concluiu Francinaldo Oliveira.

Do Soltando O Verbo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *