A QUEM INTERESSA O CRIME? Vereador muda Lei Orgânica para proteger prefeito denunciado pela PF

Durante tumultuada Sessão dessa terça (07), o suplente de vereador Evilásio Cavalcanti/MDB (foto) apresentou uma proposta, no mínimo, imoral.

A suspeita, indecente e imoral Proposta de Emenda a Lei Orgânica nº 001/2019, trata de diversas alterações na Lei mais importante de Cabedelo: a Lei Magna Municipal.

Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município

Para o leitor ter uma ideia, dentre as modificações propostas por Evilásio, a que mais desperta atenção diz respeito à nova redação que se pretende dar ao inciso I do Art. 69, que passará a admitir o afastamento das funções do prefeito, APENAS no caso de recebimento de uma denuncia pelo Tribunal de Justiça por crime cometido no exercício da própria função de Prefeito.

A mudança estratégica objetiva proteger o mandato do prefeito interino que já foi denunciado, segundo a Polícia Federal, por participação em organização criminosa quando exercia mandado parlamentar.

O então vereador e hoje prefeito Vitor Hugo, pretende, com uma mãozinha do vereador Evilásio, se antecipar à possibilidade de ser denunciado pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado – GAECO e, após o recebimento da denúncia pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, passar a condição de réu, tentando preservar o mandato recém obtido.

O autor da proposta é o suplente de vereador da linha sucessória de Vitor Hugo e que também foi relator do processo de cassação de diretos políticos do ex-prefeito Leto Viana, ou seja, “uma mão lavando a outra”, como diz o jargão popular se referindo a uma ajuda mútua.

A ação “benevolente” do vereador suplente Evilásio, acende uma luz de desconfiança sobre, até que ponto os representantes do legislativo municipal estariam interessados em prejudicar o povo em detrimento da salvaguarda de supostos corruptos.

A sociedade organizada já está se mobilizando para provocar a opinião pública bem como encaminhar Ação Civil Pública ao Ministério Público contra a ação do vereador. As entidades sociais informaram à reportagem que irão alertar a sociedade a ficar atenta quanto a manobra do vereador Evilásio, bem como quem são os vereadores que aprovaram tal proposta de alteração à Lei Orgânica que poderá dar garantias futuras de permanência no cargo a qualquer prefeito corrupto atual ou vindouro.

Do Soltando O Verbo

One thought on “A QUEM INTERESSA O CRIME? Vereador muda Lei Orgânica para proteger prefeito denunciado pela PF”

  1. Apenas isso “… cometidas no exercício da função de Prefeito, …” essa é a alteração polêmica acrescentada no texto do inciso I, do art. 69, da Lei. Pois bem, seja conveniência própria de algum grupo político ou, já prevendo o alcance da Justiça sobre possíveis desmandos ainda ocultos, é claro de que está proposta de Emenda nº 001/2019 (art. 69) reflete ao contrário das batalhas travadas em todo país pelos órgãos de combate a corrupção. Desta maneira Cabedelo não avança mais sim, retrocede e amplia no âmbito municipal um víeis para continuidade da improbidade, má gestão dos recursos do município, além de ser um fragrante induto a dilapidação, conferindo-o ao praticante garantias a impunidade, inclusive em crime Eleitoral e na XM… É lamentável!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *