NOVAS ELEIÇÕES EM CABEDELO: Conheça os possíveis candidatos

Prefeitura de Cabedelo

Apesar de ser pega de surpresa, a classe política de Cabedelo já vem se movimentando de olho na disputa pela vaga deixada pelo ex-prefeito Leto Viana, que anunciou sua renúncia na terça-feira, 16.

Desde o anúncio oficial da renúncia do prefeito Leto Viana, vários nomes já começam a ser comentados como pretensos candidatos a prefeito de Cabedelo que em cinco anos teve dois prefeitos que renunciaram ao cargo, Luceninha, em 2013 e agora Leto Viana.

Nos bastidores já se cogitam alguns possíveis nomes como o do prefeito interino, Vitor Hugo, o auditor fiscal Marcos Patrício, o deputado Trócolli Junior, a ex-primeira dama Eneida Régis, o agente cultural Agnaldo Silva e o jornalista e idealizador do Sindicato dos Servidores Públicos  Municipais de Cabedelo (SINDCAB) Wellington Costa.

Nesta quarta-feira (17), o PSOL de Cabedelo lançou o ex-vereador Marcos Patrício como opção do partido para a disputa. A decisão foi anunciada através de nota à imprensa.

Após a renúncia de Leto Viana, o TRE deverá realizar novas eleições na cidade no prazo de até 90 dias.

 

Juiz comunica ao TRE

O juiz Antônio Silveira Neto, da 57ª Zona Eleitoral de Cabedelo, recebeu nessa quarta-feira (17) o comunicado oficial da renuncia de Leto Viana pela Câmara Municipal, as respectivas vacâncias dos cargos de prefeito e vice-prefeito do município, e pedido de realização de eleições suplementares na cidade portuária.

Assim que recebeu a documentação encaminhada pela presidente da Câmara, Geusa Ribeiro Dornelas (PRP), o magistrado encaminhou o requerimento de eleições suplementares para o TRE-PB, a quem caberá todas as deliberações sobre o processo eleitoral, que deve ocorrer até fevereiro, por meio de resolução específica, contendo as regras e o calendário eleitoral.

“O pedido será despachado para um relator, depois que ele formular seu relatório, contendo a minuta da resolução que será submetida a Corte Eleitoral, contendo a data da eleição, definição do inicio do prazo para as convenções partidárias que escolherão os candidatos e início da propaganda eleitoral e demais prazos. É o mesmo procedimento de uma eleição normal”, comentou.

O magistrado acredita que a eleição deve acontecer até fevereiro de 2019, em razão da obediência aos prazos. “Provavelmente não estarei aqui porque minha atuação se encerra em janeiro”, comentou.

 

TJ escolhe duas listas

O Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba, na tarde dessa quarta-feira (17) indicou duas listas tríplices para preenchimento de duas vagas de membro substituto, na categoria de Jurista, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB).

As vagas serão preenchidas no dia 19 de janeiro de 2019, com os términos dos biênios dos advogados Márcio Maranhão Brasilino da Silva e Aécio de Souza Melo Filho. Conforme Edital nº 01/2018, relativo à vaga do advogado Márcio Maranhão Brasilino da Silva, foram indicados para compor a lista os advogados Glauber de Lucena Cordeiro (14 votos), Helionora de Araújo Abiahy (13) e Silvino Crisanto Monteiro (8).
No Edital nº 02/2018, cuja vaga a ser preenchida é a de Aécio de Souza Melo Filho, integraram a lista Helionora de Araújo Abiahy (13), Aécio de Souza Melo Filho (11) e Glauber de Lucena Cordeiro (10).

O processo de composição ocorreu com base no pedido feito pelo presidente da Corte eleitoral paraibana, desembargador Romero Marcelo da Fonseca Oliveira, por meio do Ofício nº 1791/2018, solicitando a indicação de lista tríplice, a teor do artigo 4º, II, do Regimento Interno do TRE-PB; e na forma do disposto no artigo 120, § 1º, III; e 121, §2º, da Constituição Federal.

 

Da Redação com Portal Correio/Imagens da internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *